Hoje em dia a maioria dos departamentos de manutenção das empresas suportam-se de várias tecnologias para garantir e maximizar a fiabilidade dos seus activos. São exemplos dessas tecnologias as inspecções baseadas na análise de vibrações, termografia, alinhamento por laser, ultrasons, etc.
Esta correcta opção estratégica leva por vezes a direccionar os escassos meios humanos para tarefas porventura mais nobres e urgentes esquecendo-se que também é necessário, para garantir a fiabilidade dos activos, a execução das acções mais elementares de manutenção com a máxima precisão.
Este curso intensivo visa sensibilizar os técnicos da manutenção para tarefas tão simples como “tensionar correctamente uma correia”. Cerca de 90% da carga sobre os rolamentos montados junto às polias de transmissão é provocada pela tensão das correias. Muitas vezes a causa primeira da gripagem, por sobrecarga, dos rolamentos em equipamentos com sistemas de transmissão por correias, é a exagerada pré - tensão das correias.
Poderá consultar o programa do curso aqui
|